Aliados temem transferência de Bolsonaro para a Papuda após rejeição de recursos no STF
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acreditam que ele poderá ser transferido para o presídio da Papuda, em Brasília, já na próxima semana. A medida seria determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após a provável rejeição dos embargos de declaração apresentados pela defesa do ex-chefe do Executivo, segundo informações da coluna de Paulo Capelli, do Metrópoles.
Interlocutores próximos afirmam que ministros da Corte veem a prisão em regime fechado como um gesto simbólico do julgamento da tentativa de golpe de Estado. Um familiar de Bolsonaro teria classificado a possível transferência como uma forma de “humilhação” e “desgaste” político.
Apesar disso, aliados do ex-presidente avaliam que ele deve permanecer apenas por algumas semanas na Papuda antes de retornar ao regime domiciliar, em razão de problemas de saúde. Bolsonaro enfrenta sequelas da facada sofrida durante a campanha de 2018 e foi diagnosticado com câncer de pele neste ano.
Nos bastidores, há divergências entre ministros do STF sobre o futuro do ex-presidente. Um integrante da Corte, próximo de Alexandre de Moraes, defende a manutenção da prisão domiciliar, enquanto Moraes é favorável à transferência para uma cela especial, equipada com televisão, ar-condicionado e paredes brancas.
Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e outros crimes, Jair Bolsonaro também é investigado por descumprimento de medidas cautelares em outro processo que tramita no Supremo.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil




Nenhum comentário