Deputada Carla Zambelli deixa o mandato após condenação definitiva no Supremo
A deputada federal Carla Zambelli (PL) anunciou, neste domingo (14), a renúncia ao mandato, em meio ao avanço de decisões judiciais que culminaram na cassação determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão ocorre após o ministro Alexandre de Moraes determinar, na semana passada, a perda do mandato da parlamentar. Zambelli formalizou a renúncia junto à Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), que autorizou a convocação do suplente Adilson Barroso (PL). A expectativa é que ele tome posse ainda nesta segunda-feira (15).
Na semana anterior ao anúncio, a defesa de Zambelli já havia informado que a deputada avaliava a possibilidade de renunciar como forma de evitar a suspensão de seus direitos políticos.
Condenação e extradição
Carla Zambelli está presa desde julho em Roma, na Itália. Ela foi condenada pelo STF a dez anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Judiciário brasileiro atua para acelerar o processo de extradição da parlamentar. Caso retorne ao país, ela poderá cumprir pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.
A cassação do mandato é consequência direta da condenação criminal, cuja sentença se tornou definitiva e sem possibilidade de recurso em junho.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Lula Marques / Agência Brasil




Nenhum comentário