Novidades


 

Arquivamento de investigação contra Carla Zambelli é determinado por Alexandre de Moraes


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu arquivar o inquérito que investigava a ex-deputada federal Carla Zambelli por suspeitas de coação no curso do processo e obstrução de investigação. A decisão foi tomada após manifestação da Procuradoria-Geral da República, que apontou ausência de provas suficientes para sustentar eventual denúncia.

A investigação havia sido aberta em junho de 2017, após declarações públicas da ex-parlamentar sobre a intenção de permanecer nos Estados Unidos e pedir asilo político ao governo do então presidente Donald Trump. Na mesma ocasião, ela mencionou que pretendia adotar estratégia semelhante à atribuída ao ex-deputado Eduardo Bolsonaro, o que motivou a abertura da apuração.

Ao analisar o pedido da PGR, Moraes concluiu que não havia elementos suficientes para justificar o prosseguimento do caso e determinou o encerramento do procedimento investigativo.

Prisão e processo de extradição

A ex-deputada foi presa em julho do ano passado na capital da Itália, para onde havia viajado após deixar o Brasil. A viagem ocorreu depois de sua condenação pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, episódio ocorrido em 2023.

Com dupla cidadania, ela buscou permanecer em território italiano enquanto tentava evitar o cumprimento da decisão judicial brasileira. O governo do Brasil formalizou pedido de extradição, e a definição sobre o retorno da ex-deputada deverá ocorrer após audiência da Justiça italiana prevista para as próximas semanas.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Nenhum comentário