Novidades


 

Reconhecimento facial identifica foragidos e reforça segurança nos primeiros dias do Carnaval em Salvador


Cinco foragidos da Justiça foram identificados por câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia na noite de quinta-feira (12), primeiro dia oficial do Carnaval em Salvador. Os homens tentavam acessar a festa, mas foram interceptados nos Portais de Abordagem antes de entrar nos circuitos.

Segundo as autoridades, os detidos tinham mandados de prisão por crimes como tráfico de drogas, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia. A tecnologia também foi responsável pela captura de outros oito suspeitos durante os eventos de Pré-Carnaval.

Com as novas ocorrências, o sistema já auxiliou as forças policiais na localização de 13 foragidos desde o período que antecede a festa até os primeiros dias da programação oficial na capital baiana.

Do total de capturados, onze foram localizados em Salvador. Outros dois foram encontrados no interior do estado, nas cidades de Santa Cruz Cabrália e Lapão, ambas no território da Bahia. Entre os crimes atribuídos aos procurados estão homicídio, roubo e pendências relacionadas à pensão alimentícia.

O uso do reconhecimento facial segue como uma das principais estratégias do estado para reforçar o monitoramento de grandes eventos e ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança durante o período de maior circulação de pessoas.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Divulgação

Nenhum comentário