Denúncias contra o IGH expõem insatisfação de trabalhadores do Hospital Geral do Estado
O Instituto de Gestão e Humanização (IGH), organização responsável pela gestão de serviços no Hospital Geral do Estado (HGE), voltou a ser alvo de denúncias envolvendo supostos descumprimentos de direitos trabalhistas. As reclamações foram encaminhadas por trabalhadores ao Panorama de Notícias e apontam problemas relacionados à concessão e ao pagamento de férias.
Segundo os relatos, funcionários que atuam há anos na unidade hospitalar afirmam que são comunicados sobre o período de férias sem receber informações claras sobre a data em que o pagamento será realizado, nem sobre o valor que será depositado.
As denúncias também apontam que, em alguns casos, os trabalhadores iniciam o período de descanso sem que o pagamento das férias tenha sido efetuado. Há relatos de funcionários que afirmam ter recebido os valores apenas após o retorno às atividades, situação que, se confirmada, contraria o que estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Pela legislação trabalhista brasileira, o pagamento da remuneração das férias, acrescida do adicional constitucional de um terço, deve ser realizado até dois dias antes do início do período de descanso. O descumprimento dessa regra pode gerar responsabilização para o empregador, conforme entendimento consolidado da Justiça do Trabalho.
Os trabalhadores cobram mais transparência por parte do IGH, principalmente quanto ao calendário de pagamentos e à prestação de informações sobre seus direitos. Eles também pedem que a situação seja regularizada para evitar prejuízos financeiros justamente em um período destinado ao descanso do empregado.
O espaço permanece aberto para que o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) apresente esclarecimentos sobre as denúncias e informe quais medidas estão sendo adotadas para garantir o cumprimento da legislação trabalhista e dos direitos de seus colaboradores.
Por Ataíde Barbosa




Nenhum comentário