Novidades


 

Saiba tudo sobre as vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são essenciais para o funcionamento do organismo e desenvolvem importantes funções no processo metabólico. Por fazerem parte do grupo de hidrossolúveis (dissolvidas em água), essas vitaminas não são armazenadas em grandes quantidades pelo nosso organismo e por isso precisam ser adquiridas por meio da alimentação.

“Além de terem participação fundamental no metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, essas vitaminas agem no fornecimento de energia, na geração de bebês saudáveis, no sistema imunológico, na melhora do cabelo, pele e unha”, esclarece a nutricionista Samantha Rabello, especialista em nutrição esportiva funcional, emagrecimento avançado, e modulação intestinal.

De acordo com a nutricionista, a carência de qualquer vitamina do complexo B pode causar:

Irritabilidade;

Cansaço;

Tontura;

Fraqueza muscular;

Queda de cabelo;

Dor de cabeça;

Dermatite;

Anemia;

Unhas fracas;

Cãibras.

“Ao sinal de alguns desses sintomas é importante procurar um nutricionista para fazer uma avaliação da deficiência, ou não, dessas vitaminas”, orienta a nutricionista.

As vitaminas que fazem parte do complexo são a B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina).


*Radar da Bahia 

Nenhum comentário