Novidades


 

Hospital de campanha da Arena Fonte Nova será reaberto até o fim de semana, diz Sesab



A subsecretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, estima que o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova seja reaberto até o próximo fim de semana. Segundo ela, o processo para a adequação do local para receber pacientes com Covid-19 ainda depende de uma licitação que está em curso. A mobilização para a montagem da estrutura, no entanto, já está ocorrendo, diz a secretária.

“Um leito não é só um leito, porque um leito precisa de toda tecnologia, de equipamentos, de pessoas especializadas, e essa estrutura toda desde o final de semana nós viemos montando pra que realmente a gente consiga finalmente reabrir a Arena Fonte Nova. Ainda dependemos de alguns equipamentos, é uma licitação. A gente acredita que, até o final de semana, a gente consiga ter êxito e já começar a colocar pacientes”, informou Paim, em um comunicado por meio da assessoria da pasta.

A subsecretária diz que, apesar da expectativa da população pela reativação do hospital da Fonte Nova, “a expansão de leitos é finita”.

Paim também nega que governo do Estado tenha fechado leitos em meio à pandemia do novo coronavírus. De acordo com ela, quando houve uma redução dos casos de Covid-19 no ano passado, os leitos foram cedidos para receber pacientes com outros tipos de quadro.

“É preciso que a população entenda que nós não fechamos os leitos de UTI. Os leitos de UTI que nós fechamos na era, vamos dizer, Covid, nos deixamos muitos leitos como legado para o o não Covid, e eles permanecem até hoje. Esses leitos estão ocupados por pacientes que fizeram neurocirurgia, pacientes que têm câncer, que são vítimas de atropelamento, de acidentes automobilísticos. Então os leitos estão ocupados”, declarou.



*Bahia.Ba 

Nenhum comentário