Novidades


 

Bruno Reis avalia de ‘forma positiva’ proposta de Lula para transporte público


O prefeito Bruno Reis(UB) avalia de ‘forma muito positiva’ a proposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de incluir a renovação da frota de ônibus e de outros meios de transporte coletivo no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que deve ser lançado em maio .

Para Bruno Reis, é necessário subsídios para o setor, que, de acordo com o prefeito, ‘sofre’ com um modelo de negócio que não se sustenta. “Hoje, nenhum sistema de transporte público, em nenhuma cidade, é autossustentável, isto é, a tarifa não remunera o sistema. Está desequilibrado em todo o brasil, e aqui em salvador não é diferente”, disse.

De acordo com o prefeito, os ônibus da capital só estão circulando devido a uma intervenção da prefeitura. “Os ônibus hoje para rodarem, a prefeitura está custeando isso, está pagando o combustível, um desequilíbrio que está previsto no contrato, se não os ônibus sequer teriam condição de sair da estação , e essa é a realidade de muitas cidade do Brasil.”

“Como reduzir os custos do sistema para que ele se sustente, para que ele fique viável? Um dos caminhos é a renovação de frota com eletromobilidade e esperamos que o governo federal possa viabilizar linhas de créditos subsidiadas, possa ajudar essa empresa através de refis para que elas possam ter condições para se habilitar para os empréstimos.”

Bruno Reis, que esteve em Brasília recentemente para tratar da matéria, em encontros com o presidente Lula e o ministro da Cidades, Jader Barbalho Filho, defendeu um marco regulatório para o setor.

“Então, uma série de medidas e sugestões que nós demos para o ministério da Cidades, que irão compor, essa é nossa defesa, um marco regulatório sobre o transporte público no Brasil, como tem o SUS, na área da saúde, que possa ter um sistema único de transporte público, em que esteja definido as atribuições e competência de cada ente da Federação, e aí entra com um conjunto de médias, entre elas a renovação da frota, que é tão importante para oferecermos um serviço de qualidade.”





*Bahia.ba/Foto: Gabriela Araujo | bahia.ba

Nenhum comentário