Senador Otto Alencar afirma que só declara voto no plenário
O senador Otto Alencar (PSD) evitou falar sobre a possível indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ao Metro1, o baiano afirmou ainda não ter preferência por nenhum dos nomes que têm sido cotados para ocuparem o cargo vago depois da aposentadoria de Ricardo Lewandowski.
"Sei que vários nomes têm sido citados pela imprensa, como o Zanin, advogado de Lula, o Manoel Carlos, próximo de Lewandowski, o [Pierpaolo] Bottini, mas não cheguei a conversar com Lula, então não posso colocar o carro na frente dos bois", declarou, em entrevista à reportagem.
Quando questionado se votaria a favor de uma possível indicação de Zanin, considerado favorito para o posto, Otto Alencar afirmou: "Só declaro voto no plenário. Voto, inclusive, aberto. Mas não declaro voto através da imprensa".
Até então, Lula não deu certeza sobre quem, de fato, escolherá para ocupar a vaga. No entanto, especulações dão conta de que Cristiano Zanin, que foi advogado de Lula durante a Operação Lava Jato, é uma das principais possibilidades.
O presidente não tem um prazo definido para escolher um nome, e, como em outubro ocorre a aposentadoria da ministra Rosa Weber, alguns senadores passaram a defender que o petista adie a escolha do substituto de Lewandowski para que possa sugerir um pacote de nomes de uma só vez para as duas vagas.
*Metro 1/Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Nenhum comentário