Codecon fiscaliza 165 estabelecimentos entre lojas, parques e circos na operação Dia das Crianças
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), ligada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), fiscalizou 165 estabelecimentos durante a Operação Dia das Crianças 2023, realizada até esta quarta-feira (11), em Salvador.
A ação, que teve como alvos lojas de brinquedos, vestuário, calçados, parques e circos, identificou 13 infrações relacionadas à higiene, armazenamento inadequado e falta de informações de validade em produtos alimentícios. Oito estabelecimentos foram notificados e corrigiram os problemas. Em casos de reincidência, as multas podem variar de R$ 900 a R$9 milhões.
“Aumentamos o número de locais fiscalizados em relação ao ano passado. Sempre orientamos tanto fornecedores quanto consumidores, com o objetivo contínuo de reduzir irregularidades. Desta forma, ambas as partes se beneficiam”, avaliou o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto.
Os agentes de fiscalização analisaram diversos aspectos dos produtos comercializados, incluindo a presença do selo do Inmetro nos brinquedos, informações em português nas embalagens e manuais de uso, armazenamento adequado, exposição clara de preços e formas de pagamento. Nos espaços de lazer, foram verificados documentos que comprovam a autorização de funcionamento, as condições dos brinquedos, a validade dos extintores, a higiene e a acessibilidade.
Caso identifiquem irregularidades, os consumidores podem acionar a Codecon através do aplicativo Codecon Mobile e site do órgão (www.codecon.salvador.ba.gov.br), ou pelo Fala Salvador, no portal www.falasalvador.ba.gov.br, número 156 ou aplicativo Fala Salvador Cidadão.
A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor opera de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para obter orientações adicionais, os cidadãos podem ligar para o número (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.
*Bahia.ba/Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Nenhum comentário