Novidades


 

Cerca de 90% das restrições na CNH estão relacionadas à visão

Mais de 90% do total de restrições em carteiras de habilitação estão relacionadas a problemas de visão (91%), no Brasil. O dado faz parte de um balanço divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

O levantamento tem como base informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Segundo a pesquisa, no comparativo entre 2014 e 2024, houve um aumento de 77% no número de CNHs com exigência de que os motoristas usassem óculos ou lente enquanto dirigem.

Isso quer dizer que, há dez anos, existiam quase 15 milhões de condutores com restrições visuais na habilitação, no país. Agora, esse total já ultrapassa os 25 milhões, nacionalmente.

Nesse grupo, também estão os condutores com restrição para dirigir após o pôr do sol ou que tinham anotação de visão monocular.

A Bahia consta com mais de 3,3 milhões condutores habilitados. Desses, aproximadamente um milhão tem alguma restrição visual na carteira de motorista.

O balanço do CBO ainda aponta que o envelhecimento da população e a exposição prolongada a telas de celulares e computadores contribuem para a crescente demanda por cuidados oculares.

O primeiro secretário do CBO, Lisandro Sakata, reforçou que manter as consultas com o oftalmologista em dia é um passo importante para garantir a segurança no trânsito.





*Band News FM Salvador/Foto: Reprodução Pexels

Nenhum comentário