Salvamar registra 78 casos de queimaduras com caravelas
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contabilizou 78 ocorrências envolvendo caravelas-portuguesas em praias da cidade.
O balanço reúne o número de acidentes listados do começo do ano até a sexta-feira (12).
No início deste mês, o órgão catalogou mais de 20 atendimentos em um único dia, como detalhou o coordenador da SalvaMar, Kailane Dantas.
Segundo o diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, Francisco Kelmo, nesta época do ano, é normal esses animais aparecerem no litoral brasileiro. No entanto, com o aumento das temperaturas dos oceanos, as caravelas acabam se reproduzindo em maior volume.
O pesquisador ainda explica que as caravelas possuem células que liberam uma toxina quando entram em contato com a pele humana, por exemplo.
Caso um acidente envolvendo essa espécie aconteça, o recomendado é lavar o local com água do mar e colocar vinagre branco na área da queimadura.
*Band News FM Salvador/Foto: Sergio-sq/Pixabay
Nenhum comentário