Novidades


 

Geasi Silva destaca papel da cultura na preservação da história durante Exposição do Fogo Simbólico em Simões Filho


À frente da Secretaria de Cultura de Simões Filho, o secretário Geasi Silva tem desempenhado um papel de destaque na valorização da memória histórica e no fortalecimento da identidade cultural do município. Um exemplo claro desse compromisso está na realização da Exposição do Fogo Simbólico, que segue aberta ao público até o dia 31 de julho, no Centro da cidade, como parte das comemorações pelos 202 anos de Emancipação Política do Brasil na Bahia.

Com o tema “Simões Filho: Terra de Resistência e Liberdade”, a mostra é resultado direto do esforço da gestão municipal em promover o acesso gratuito à história local e estimular o sentimento de pertencimento da população. Para Geasi, a exposição representa muito mais que uma ação comemorativa: é um instrumento pedagógico e cultural que reconecta o povo simõesfilhense às suas origens.

“O Fogo Simbólico carrega em si a chama da resistência e da liberdade. Ao promover essa exposição, estamos reafirmando nosso compromisso com a valorização da nossa história e o fortalecimento da cultura como base da identidade coletiva”, afirma o secretário.

Sob sua liderança, a Secretaria de Cultura tem apostado em iniciativas que integram memória, educação e arte, trazendo à tona capítulos importantes da participação de Simões Filho — à época conhecida como Água Comprida — no processo de independência da Bahia e do Brasil. A exposição reúne documentos históricos, peças simbólicas e materiais que destacam o papel do Recôncavo Baiano e da capital nas batalhas que consolidaram a soberania nacional.

Geasi também reforça que iniciativas como essa ajudam a conectar gerações, promovendo diálogos entre passado e presente:

“É fundamental que os jovens conheçam a trajetória de luta do nosso povo. A cultura tem o poder de unir, educar e transformar. E é isso que estamos fazendo aqui: reacendendo essa chama.”

A Exposição do Fogo Simbólico segue aberta ao público, com entrada gratuita, no Pavilhão em frente à Praça Noêmia Meireles Ramos, durante os turnos da manhã e da tarde, até o dia 31 de julho.




Por Ataíde Barbosa

Nenhum comentário