Irlanda oferece até 84 mil euros para quem se mudar para ilhas remotas
O governo da Irlanda está incentivando a mudança para suas ilhas menos povoadas por meio de um programa chamado "Our Living Islands" (Nossas Ilhas Vivas). A iniciativa oferece até 84 mil euros — o equivalente a aproximadamente R$ 546 mil — para cidadãos estrangeiros dispostos a se estabelecer nessas comunidades isoladas.
O objetivo é revitalizar e aumentar a população de 23 ilhas irlandesas habitadas, que não possuem ligação por pontes com o continente e só podem ser acessadas por via marítima. Em 2016, essas ilhas somavam pouco mais de 2.700 moradores.
O subsídio concedido pelo governo funciona como um apoio financeiro para compra e reforma de imóveis antigos nessas localidades. Para se enquadrar no programa, o imóvel precisa ter sido construído antes de 1993 e estar abandonado há pelo menos dois anos.
Quem for selecionado deverá residir no imóvel reformado ou alugá-lo diretamente (sem empresas intermediárias) pelo período mínimo de 10 anos. Caso o beneficiário decida vender a casa antes desse prazo, poderá ter que devolver parte ou todo o valor recebido. A multa é de 100% do subsídio se a venda ocorrer nos primeiros cinco anos e 75% se for entre o sexto e o décimo ano. Após esse período, não haverá qualquer obrigação de reembolso.
O programa está aberto a estrangeiros que trabalhem remotamente, ou seja, que possam manter suas atividades profissionais mesmo vivendo longe dos grandes centros urbanos.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Alessandra Barbieri / Pixabay
Nenhum comentário