Novidades


 

Mais de 11 milhões de chaves Pix têm dados cadastrais expostos em falha no Sisbajud


Entre os dias 20 e 21 de julho, mais de 11 milhões de registros de chaves Pix tiveram seus dados cadastrais indevidamente acessados por meio do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud). A falha ocorreu na plataforma que integra o Banco Central ao Poder Judiciário, utilizada para facilitar o cumprimento de ordens judiciais de bloqueio e rastreamento de ativos financeiros.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmou o incidente na noite da quarta-feira (23), informando que, ao todo, 11.003.398 registros foram expostos. As informações acessadas incluem nome completo dos titulares das chaves, dados bancários como agência e conta, nome da instituição financeira e a própria chave Pix.

Apesar da gravidade do número de registros envolvidos, CNJ e Banco Central afirmaram em nota conjunta que não houve comprometimento de informações sensíveis, como senhas, extratos, saldos ou movimentações financeiras. Segundo os órgãos, o vazamento se limitou a dados cadastrais, o que impede qualquer tipo de movimentação de valores ou acesso direto às contas bancárias afetadas.

As autoridades ainda não informaram se houve acesso malicioso ou falha sistêmica, e o caso segue em apuração. Enquanto isso, especialistas em segurança digital alertam para o risco de uso indevido dos dados vazados em golpes de engenharia social, como tentativas de phishing e fraudes por contato telefônico.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nenhum comentário