STJD pune Jean Lucas com suspensão de quatro jogos após expulsão relâmpago no Ba-Vi
A expulsão precoce de Jean Lucas no clássico Ba-Vi, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, rendeu ao volante uma das punições mais comentadas da temporada. Com apenas um minuto de bola rolando, o camisa 6 do Bahia foi expulso por agressão física e acabou sendo julgado pela 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O veredito: suspensão por quatro partidas, conforme determina o artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A punição aplicada foi a mínima prevista para esse tipo de infração, cuja pena varia entre quatro e doze jogos. Como Jean já cumpriu a suspensão automática na rodada seguinte, contra o Grêmio, ele ainda ficará fora de três compromissos do Tricolor na Série A.
O jogador também enfrentou julgamento por conduta antidesportiva, após chutar um microfone da TV Globo ao deixar o campo. Neste caso, com base no artigo 258 do CBJD, a comissão decidiu converter a pena de um jogo em advertência. Como parte do acordo, Jean Lucas se responsabilizou por pagar o prejuízo causado à emissora, estimado em R$ 5 mil.
Além do volante, o Bahia também foi penalizado. O clube foi multado em R$ 3 mil pelo atraso de três minutos na volta do intervalo do clássico. A punição teve como base o artigo 206 do CBJD, que prevê sanções financeiras para esse tipo de infração.
Diante das decisões, a diretoria do Bahia já se mobiliza nos bastidores para recorrer das penalidades, especialmente da suspensão de Jean Lucas, buscando um efeito suspensivo que permita contar com o jogador nas próximas rodadas.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia




Nenhum comentário