Novidades


 

Alexandre de Moraes libera provas para julgamento de Bolsonaro e aliados


O Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para um julgamento histórico envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que será julgado pela primeira vez por tentativa de golpe de Estado. Para facilitar a análise da Primeira Turma, o ministro Alexandre de Moraes compartilhou um link contendo todas as provas, documentos, vídeos e áudios do processo com os demais integrantes da Corte.

O julgamento terá início em 2 de setembro, e a iniciativa de Moraes busca evitar atrasos que poderiam ocorrer caso algum ministro solicitasse um pedido de vista, procedimento que permite mais tempo para examinar os autos. O foco das especulações estava no ministro Luiz Fux, que passou por mudanças recentes em suas posições, mas indicou que não pretendia interromper o andamento do caso.

Desde que a denúncia foi recebida, em março, o caso já apresenta um quadro bastante estruturado. Mais de 50 testemunhas, entre acusação e defesa, além dos interrogatórios dos réus, forneceram elementos essenciais para a formação das convicções dos ministros.

O relator Alexandre de Moraes deve apresentar seu voto no dia 9 de setembro, na segunda semana de julgamento, e o processo deve ser concluído até o dia 12, considerando o tempo necessário para as sustentações orais das defesas e do Ministério Público.

Além de Bolsonaro, compõem o chamado ‘Núcleo 1’ os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira; o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos; o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Antônio Augusto/STF

Nenhum comentário