Novidades


 

Brasileiros enfrentarão reajuste maior na tarifa de energia este ano


A conta de luz deve pesar ainda mais no bolso dos brasileiros em 2025. Segundo a nova projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste médio das tarifas de energia deve atingir 6,3% neste ano — percentual acima da inflação projetada pelo Banco Central, que gira em torno de 5% no Boletim Focus.

A alta supera também a previsão anterior, que estimava um aumento de 3,5%. Entre os principais fatores para essa escalada está o orçamento recorde da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que financia subsídios e políticas do setor elétrico e é custeado diretamente pelos consumidores. Neste ano, a CDE vai demandar R$ 49,2 bilhões, quase R$ 9 milhões a mais que o previsto inicialmente.

Outro elemento que pressiona os preços é a queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas. Com menos água disponível, aumenta a necessidade de acionar usinas termelétricas, cuja energia é mais cara. Como consequência, a bandeira vermelha deve permanecer nas contas de luz até o fim do ano, sinalizando que o consumidor seguirá pagando tarifas adicionais no consumo mensal.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Agência Rádio 2

Nenhum comentário