Mutirão de regulação transfere mais de 1,1 mil pacientes em 24 horas na Bahia
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realizou, no último sábado (30), um novo mutirão de regulação que garantiu a transferência de 1.133 pacientes para hospitais de referência em diversas regiões do estado. A ação, conduzida pela Central Estadual de Regulação, teve duração de 24 horas e priorizou os casos mais graves, ajudando a desafogar UPAs e hospitais de menor porte.
Entre os destinos mais acionados estão o Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, que recebeu 73 pacientes, seguido pelo Hospital Geral Roberto Santos (59), o Hospital Geral do Estado (52), o Hospital Geral Clériston Andrade (46) e o Hospital Regional Costa do Cacau (41). No total, 98 unidades hospitalares receberam transferências, incluindo o Hospital Regional do Velho Chico, em Ibotirama, recentemente inaugurado.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, ressaltou que cada mutirão “representa vidas salvas” e reforçou o papel da regulação como a “inteligência do SUS”. Já a superintendente de Regulação, Mônica Hupsel, destacou o esforço integrado de médicos, enfermeiros e equipes de apoio para dar agilidade ao atendimento.
Somente em 2025, a Central Estadual de Regulação já solucionou mais de 212 mil casos de urgência, organizando o acesso a leitos de UTI, cirurgias, exames de alta complexidade e internações na rede pública e nas unidades filantrópicas conveniadas.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Divulgação/Sesab
Nenhum comentário