Operação Frater Dominus: vereadores da Bahia são alvos de ação contra o crime organizado
A madrugada desta quinta-feira (30) foi marcada por uma megaoperação policial que provocou forte repercussão na política baiana. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Ilhéus), em conjunto com a Polícia Civil e Militar da Bahia e a CORE de Sergipe, deflagrou a Operação Frater Dominus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, armas, homicídios e lavagem de dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em diferentes municípios da Bahia e de Sergipe. Entre os investigados, chamam atenção os nomes de George Everton Santana, vereador de Ubaitaba pelo PCdoB, e Jeazi Assunção, conhecido como “Cara de Nike”, vereador de Maraú, filiado ao Avante.
Durante a prisão de George Everton, os agentes apreenderam R$ 130 mil em espécie. Já Jeazi Assunção é alvo de mandado de busca e apreensão, permanecendo sob investigação.
A operação contou com o envolvimento de mais de 150 policiais de unidades especializadas, incluindo CIPE Cacaueira, RONDESP Sul e CORE/SE, em ações simultâneas realizadas em Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga, Itabuna e Santa Luzia do Itanhy (SE).
De acordo com as investigações, o grupo movimentou mais de R$ 20 milhões em transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas. A Justiça também determinou o sequestro de bens ligados à atividade criminosa, com o intuito de enfraquecer a estrutura financeira da facção e garantir o avanço das investigações.
Além dos vereadores, funcionários públicos e lideranças criminosas também estão entre os alvos da operação, que busca não apenas apreender bens e materiais ilícitos, mas também coletar provas para responsabilizar judicialmente os envolvidos.
A Operação Frater Dominus representa mais uma etapa do esforço integrado das forças de segurança no combate ao crime organizado no interior e litoral sul da Bahia, reforçando a atuação conjunta entre os estados da região Nordeste.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Reprodução/Redes Sociais




Nenhum comentário