Pesquisa aponta empate técnico entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto na disputa pelo governo da Bahia
Uma nova pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (27), mostra um cenário de equilíbrio entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) em uma eventual disputa pelo Governo da Bahia em 2026.
De acordo com o levantamento, ACM Neto aparece com 40% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues soma 36%, configurando um empate técnico dentro da margem de erro de três pontos percentuais. O estudo aponta ainda que o atual governador tem 48% de rejeição, percentual de eleitores que afirmam não votar nele “de jeito nenhum”. Já o ex-prefeito apresenta 41% de rejeição. A pesquisa tem nível de confiança de 95%.
Outros nomes também foram testados. O ex-ministro João Roma (PL) aparece com 5% das intenções de voto, e José Carlos Aleluia (Novo) registra 2%.
Em um cenário alternativo, quando o nome do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), é incluído, ele assume a liderança com 38% das intenções de voto, enquanto ACM Neto cai para 34%.
Caso Jerônimo Rodrigues consiga a reeleição em 2026, o Partido dos Trabalhadores (PT) completará 28 anos consecutivos à frente do Governo da Bahia, uma hegemonia iniciada em 2007, com a eleição do então governador Jaques Wagner, hoje senador.
O levantamento reforça o clima de disputa acirrada entre os principais grupos políticos do estado — o bloco petista, que domina a administração estadual há quase duas décadas, e o grupo liderado por ACM Neto, que mantém forte influência nas prefeituras e na oposição baiana.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Reprodução/Redes sociais




Nenhum comentário