PF deflagra operação contra importação ilegal de remédios para emagrecimento no Rio de Janeiro
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (21), uma operação para combater a importação e comercialização irregular de medicamentos para emagrecer de procedência desconhecida. Os produtos eram utilizados em clínicas médicas localizadas no Rio de Janeiro e em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados — entre eles, uma clínica e residências particulares. A operação contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atua em conjunto com a PF nas investigações.
A apuração teve início após a prisão de um servidor da Anvisa, acusado de furtar cerca de 100 canetas emagrecedoras que haviam sido apreendidas pela própria agência. O caso levantou suspeitas sobre a rede de desvio e revenda desses medicamentos, o que levou à abertura do inquérito policial.
De acordo com a Polícia Federal, houve um aumento expressivo nas apreensões de fármacos para emagrecimento durante fiscalizações em aeroportos. Esses produtos, importados de forma clandestina, acabam sendo desviados para comercialização em clínicas e podem representar sérios riscos à saúde pública, já que não possuem controle de origem, transporte ou armazenamento adequados.
Os investigados responderão pelos crimes de importação e venda de medicamento de procedência ignorada, além de receptação qualificada, conforme prevê o Código Penal Brasileiro.
Por Ataíde Barbosa/Foto: PF Divulgação



Nenhum comentário