Novidades


 

Ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, é preso em nova fase de operação que investiga fraudes em benefícios


O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi preso nesta quinta-feira (13) durante uma ação da Polícia Federal que apura um esquema de descontos irregulares aplicados em aposentadorias e pensões. A investigação aponta que milhares de beneficiários foram lesados por cobranças indevidas incluídas sem autorização.

Stefanutto já estava afastado da função e acabou demitido em abril, após o escândalo das fraudes vir a público. Segundo a defesa, ainda não houve acesso à decisão judicial que embasou a prisão. Em nota, os advogados afirmaram confiar que a inocência do ex-presidente será comprovada ao longo da apuração.

A detenção integra a quarta fase da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). Nesta etapa, estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão, além de ações de coleta de documentos e apreensão de materiais que possam comprovar o envolvimento de servidores e terceiros na estrutura do esquema.

A PF afirma que o objetivo é aprofundar o rastreamento de contratos e autorizações suspeitas, além de identificar eventuais beneficiários do esquema e o fluxo do dinheiro desviado. As investigações seguem em sigilo.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Nenhum comentário