Robinho tem pena reduzida em 69 dias após cursos e leituras durante prisão em Tremembé
O ex-jogador Robinho, condenado a nove anos de prisão por violência sexual em grupo contra uma mulher albanesa em 2013, teve sua pena reduzida em 69 dias. A decisão foi publicada no Diário de Justiça no fim de outubro, após análise da Justiça de São Paulo.
A redução ocorreu em razão da participação do ex-atacante em atividades educacionais, cursos e leitura de livros dentro do presídio. De acordo com o processo, Robinho realizou 11 cursos e completou 464 horas de aulas do ensino médio, além de ter lido cinco obras literárias.
Os benefícios estão previstos no artigo 126 da Lei de Execução Penal e na Resolução nº 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permitem a remição de pena por meio de estudo e leitura no sistema prisional. A cada atividade concluída, o detento pode reduzir parte do tempo de encarceramento, conforme avaliação da Vara de Execuções Criminais.
Com a redução concedida, o prazo inicial de cumprimento da pena — estimado em cerca de oito anos — poderá ser encurtado, caso o ex-jogador continue participando das atividades previstas pela legislação.
Robinho cumpre pena na Penitenciária Dr. José Augusto Salgado, conhecida como Tremembé II, no Vale do Paraíba (SP). O local abriga detentos de casos de grande repercussão nacional, entre eles ex-policiais e pessoas condenadas por crimes de notoriedade pública.
O ex-jogador, que atuou por clubes como Santos, Real Madrid e Milan, foi extraditado para o Brasil em março de 2024 após decisão da Justiça italiana, responsável pela condenação definitiva. Desde então, Robinho permanece em Tremembé, onde tem acesso às atividades educacionais e de reabilitação previstas pelo sistema prisional.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Ivan Storti / Santos FC




Nenhum comentário